quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Como é que as Marcas Oficiais conseguem os valores elevados pelas retomas?

Já devem ter reparado naquelas ofertas fantásticas que as marcas oficiais andam a apregoar. Na minha opinião, é muito importante perceber como é que essas campanhas funcionam, pois parece impossível como é que de um momento para outro, um carro usado que numa situação normal, não valeria dinheiro nenhum agora podem valer até 5000€.

É certo que estes valores variam em função do modelo que vão comprar. Por exemplo, se forem comprar um modelo de classe económica, o valor atribuído à retoma é 3000€, mas se for um veiculo de classe familiar, o valor será então de 5000€. Noutras marcas, estes valores estão consignados só a determinados modelos.

As marcas oficiais chegam a estes valores da seguinte forma: em primeiro utilizam o incentivo fiscal, depois todo o desconto que está previsto para os diversos modelos é diluído sob a forma de super avaliação da retoma sem que o cliente esteja consciente disso. Depois algumas marcas condicionam este negócio quanto à forma de pagamento, isto é, só praticam estas condições, caso o cliente efectue o pagamento da viatura nova, na modalidade de crédito automóvel. E é aqui que algumas marcas vão também buscar algumas mais valias, como são caso disso as comissões de financiamento. Para terminar, as marcas vão também conseguir algum valor acrescentado na componente financeira através do Rapel sob o volume de vendas.

Nem tudo é mau, porque se realmente está a pensar a comprar um carro novo e tem uma viatura nas condições já explicadas, então devem aproveitar. O que na minha opinião está mal, é de certa forma obrigar o consumidor a comprar carros novos, quando existem milhares de carro usados (semi-novos), com um ano de uso e em alguns casos nem um ano, com muito poucos km e garantia de fábrica, e, que por não gozarem do mesmo beneficio fiscal, já não podem ser considerados pelos consumidores como uma boa oportunidade de mercado.

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