terça-feira, 11 de novembro de 2008

Projecto Havai - Biocombustível

Com os constantes aumentos de preço nos combustíveis, a Royal Dutch Shell e a HR Biopetrolum vão construir uma instalação-piloto no Havai com o objectivo de cultivar algas marinhas e produzir óleo vegetal para conversão em biocombustível.

Isto constitui um avanço para desenvolver uma geração de biocombustíveis que utilizam matéria-prima não alimentícia sustentável. As algas são promissoras porque crescem rapidamente, são ricas em óleo vegetal e podem ser cultivadas em tanques com água do mar, minimizando o uso de terra fértil e água doce.

A Shell e a HR Biopetrolum constituíram uma empresa de “joint-venture” denominada Cellana para desenvolver este projecto, sendo que a shell detém participação maioritária. A construção da instalação experimental começará imediatamente na costa Kona, no Havai. O local, alugado ao laboratório de Energia Natural do Governo do Havai (NELHA), está próximo de outros empreendimentos comerciais de algas, servindo principalmente às industrias farmacêuticas e de nutrição.

A instalação cultivará unicamente espécies de micro-algas marinhas não modificadas em tanques de água a céu aberto, utilizando tecnologia exclusiva da empresa. As classes de algas a serem usadas serão nativas do Havai ou aprovadas pelo Departamento de Agricultura do Havai a instalação. Após a recolha das algas será extraído óleo vegetal, e os pequenos volumes produzidos pela instalação serão usados em testes.

Nenhum comentário:

Automoveis-Online Carros usados de profissionais